Bio Caldo - Quit Alimentos

Corretores de imóveis lançam agenda legislativa 2025 em evento marcante em Brasília

O presidente do COFECI, João Teodoro, homenageou todos os presidentes regionais, elogiando suas valiosas contribuições para o avanço da Agenda Legislativa dos Corretores de Imóveis 2025 - Fotos: Divulgação

União pelo futuro do mercado imobiliário reforça valorização da profissão e representatividade no Congresso Nacional com pautas para modernizar o mercado imobiliário


Na noite desta quarta-feira, 2 de abril de 2025, o Sistema Cofeci-Creci promoveu um belíssimo evento em Brasília para o lançamento da Agenda Legislativa dos Corretores de Imóveis 2025, consolidando um marco na luta pela valorização profissional da categoria. Reunindo lideranças do setor imobiliário, parlamentares e representantes do Executivo, a solenidade destacou o trabalho incansável da presidência, diretoria e conselheiros do Cofeci e dos Creci's regionais, que têm demonstrado uma força expressiva no Congresso Nacional, influenciando a aprovação ou rejeição de projetos de lei sensíveis aos interesses dos corretores.

Sob a liderança do presidente João Teodoro, o Cofeci apresentou um documento robusto, que reúne pautas prioritárias como a modernização da Lei nº 6.530/1978 – que regulamenta a profissão –, a regulamentação do trabalho autônomo digital e a ampliação das atribuições dos corretores no mercado de avaliação imobiliária. A agenda também propõe incentivos econômicos, como a isenção do Imposto de Renda sobre ganhos de capital na venda de imóveis, visando aquecer o setor, que em 2023 movimentou R$ 340 bilhões e representou cerca de 10% do PIB nacional.


O evento evidenciou a potência da categoria no cenário político. Com cerca de 650 mil corretores e 74 mil imobiliárias no Brasil, os profissionais têm se articulado para garantir que suas demandas sejam ouvidas. "Com esse documento, estabelecemos um canal direto com os Poderes Legislativo e Executivo para assegurar que os corretores sejam protagonistas nas decisões que afetam o setor", declarou João Teodoro, reforçando o compromisso da gestão com a representatividade da classe.

"Nosso objetivo é garantir que os corretores de imóveis contribuam com seu conhecimento para avaliações seguras, somando forças com outros profissionais e fortalecendo o mercado." – Pedro Nogueira Lima, Vice-presidente de Ações Parlamentares do COFECI (2º da esq)

A força dos corretores no Congresso foi um dos pontos altos da noite, destacada pelo vice-presidente de Ações Parlamentares do Cofeci, Pedro Nogueira de Lima. Ele enfatizou a relevância da articulação política para o avanço da profissão e o respeito ao ecossistema do mercado imobiliário. "Temos hoje a segunda maior bancada parlamentar do Congresso Nacional, atrás apenas da agropecuária. Isso mostra nossa representatividade e o quanto nossas pautas, que dialogam com as necessidades da sociedade, como compra, venda, locação e avaliação de imóveis, são fundamentais", afirmou Lima.

O vice-presidente também abordou a importância de somar esforços com outros profissionais do setor. "Os corretores de imóveis estão aqui para somar, e essa é a orientação da diretoria do Cofeci. Queremos trabalhar conjuntamente com engenheiros, arquitetos e técnicos industriais, respeitando as atribuições de cada conselho, para garantir a valorização do mercado imobiliário e o sonho da moradia da população brasileira", destacou.

Outro foco de sua fala foi a crescente atuação dos corretores na avaliação imobiliária. "Precisamos ser combativos na defesa das atribuições dos corretores, trazendo segurança jurídica e proporcionando à sociedade avaliações mercadológicas seguras e corretas. Nosso conhecimento é essencial para fortalecer esse mercado", completou Lima.


A Agenda Legislativa 2025 reflete o empenho do Sistema Cofeci-Creci em adaptar a profissão às transformações do mercado, como a digitalização, e em consolidar a segurança jurídica para os corretores. A noite foi marcada por discursos emocionados e pela certeza de que a categoria, unida, continuará a exercer influência determinante nas políticas públicas do país, valorizando não apenas os profissionais, mas todo o setor imobiliário e o sonho da casa própria dos brasileiros.
Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica, especializado em Tecnologia da Informação e Comunicação. Atualmente, é Editor-Chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Possui ampla experiência como jornalista e diagramador, com registro profissional DRT 10580/DF. https://etormann.tk | https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB
BRB
BRB
BRB