A Páscoa é uma das datas mais aguardadas e significativas do
nosso calendário. A celebração cristã é marcada por tradições que envolvem
desde o almoço em família até a troca de ovos de chocolate.
O período também oferece ao comércio uma excelente oportunidade de impulsionar suas receitas, movimentando diversos setores da economia, que vão desde grandes redes varejistas até pequenos comerciantes locais.
Durante o mês de março, a CDL Uberlândia realizou um levantamento para analisar os hábitos e preferências dos consumidores durante a temporada.
De acordo com a sondagem, 89,2% dos respondentes têm o hábito de presentear amigos e familiares com ovos de chocolate.
A maioria das compras é feita em lojas de chocolates
especializadas (43,7%), seguidas de redes de supermercados (35,6%)
e pequenos produtores artesanais (18,2%). Apenas 2,5% da
amostragem realiza compras online.
Sobre a preferência dos consumidores, 56,9% apreciam as marcas tradicionais, 18,8% optam por chocolates artesanais e 24,3% não têm predileção definida.
Outro dado interessante identificado pelo relatório é a
procura por produtos com opções diet, sem glúten ou sem lactose (19,4% dos
respondentes).
Influência do preço nas compras de Páscoa
De acordo com as respostas coletadas, os dois principais
fatores que influenciam na decisão de compra são: a qualidade do produto (61,3%),
o preço (32,5%). Em segundo plano aparecem marca (5%) e produção
ética e sustentável (1,2%).
Questionados sobre o quanto pretendem investir este ano, 45,6% gastarão entre R$50 e R$100, 39,4% estimam uma despesa de R$100 a R$200, 11,3% devem gastar entre R$200 e R$300 e apenas 3,7% estão dispostos a desembolsar acima de R$300.
Além de chocolates, itens típicos da refeição de domingo também têm alta procura, entre eles: peixes (40,6%), vinhos (10%), frutos do mar (6,9%), massas e pães (4,3%) e azeite (1,3%).
Com relação ao planejamento das compras, 61,9% deixam para a última semana do feriado, 29,4% vão às compras com 15 a 30 dias antes da data, 5% com mais de um mês de antecedência e 3,7% somente no dia.
Sobre a variedade de ovos disponíveis em Uberlândia, 61,9% consideram boa, 36,2% média e 1,9% ruim.
“Embora os ovos de chocolate sejam os protagonistas da data, é importante apostar na diversificação do portfólio, ampliando as ofertas com outros produtos, como cestas temáticas, opções veganas e até itens decorativos. Para quem tem loja física, vale a pena caprichar na decoração, criando um ambiente acolhedor que remeta ao clima de celebração. Uma experiência de compra única, com atendimento personalizado e boas opções de presente pode ser o diferencial que o cliente procura”, ressaltou a superintendente da CDL, Lécia Queiroz.
Dicas para aumentar as vendas de Páscoa
Listamos as principais dicas destacadas pela executiva para
maximizar os resultados durante a Páscoa. Confira:
- Ofereça descontos progressivos, como "Compre dois
e leve o terceiro com 50% de desconto".
- Monte combos ou kits especiais, como ovos de chocolate
junto com itens decorativos ou bebidas.
- Capriche na experiência visual, expondo os
produtos de forma atraente, com embalagens personalizadas e criativas.
- Use as redes sociais para divulgar seus produtos com
fotos de qualidade e vídeos curtos, mostrando o processo criativo.
- Trabalhe em colaboração com pequenos produtores locais,
criando produtos exclusivos que geram valor ao cliente.
- Tenha produtos prontos para presente, com embalagens já
montadas e decoradas.
- Crie um ambiente que remeta à celebração, como músicas
temáticas ou até atividades para as crianças.