Bio Caldo - Quit Alimentos

DF terá protocolo de ações integradas de segurança para 8 de janeiro

GDF e governo federal atuarão juntos para coibir ações de vandalismo e violência durante o ato ‘Um abraço em defesa da democracia’ | Foto: Divulgação/SSP-DF

Documento foi elaborado por órgãos federais e locais, definindo as ações a serem executadas de forma colaborativa


Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) elaborou o Protocolo de Ações Integradas (PAI) com o esquema de segurança para o ato Um abraço em defesa da democracia, previsto para quarta-feira (8), às 12h30, na Praça dos Três Poderes. Antes está prevista cerimônia organizada pelo Palácio do Planalto, às 11h.

O documento estabelece ações de segurança pública, visando a preservação da ordem pública, a mobilidade e a prestação dos serviços públicos, conforme atribuições legais dos órgãos locais e federais envolvidos.

Em razão do evento, a SSP-DF convocou reunião de trabalho, realizada segunda-feira (6), no Centro de Operações Integradas de Brasília (Ciob), com representantes da segurança dos órgãos dos três poderes do governo federal. Foram apresentadas providências que serão adotadas para o reforço em suas respectivas áreas e locais de atuação, o que foi fundamental para a definição das ações dos órgãos locais, especialmente pelas forças de segurança pública do Distrito Federal.

Durante a realização do ato, haverá triagem de segurança para o acesso à Praça dos Três Poderes, não sendo permitidos objetos cortantes ou perfurantes, tais como como garrafas de vidro, armas de qualquer tipo, hastes de bandeiras e quaisquer outros materiais que coloquem em risco a segurança das pessoas e do patrimônio. A entrada do público externo será feita a partir da Avenida José Sarney, em frente ao Congresso Nacional.

A Polícia Militar (PMDF) irá reforçar o efetivo na Esplanada dos Ministérios e manter tropas especializadas para pronto emprego, em caso de necessidade. A segurança dos eventos na área interna do Palácio do Planalto, assim como a segurança do evento externo na Praça dos Três Poderes será responsabilidade do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), que deverá realizar o credenciamento do público e da imprensa no local.

Uma célula presencial de inteligência foi instalada para monitorar redes sociais sobre atividades que possam colocar em risco a segurança pública do DF

Gradis serão instalados por órgãos locais e federais na Avenida José Sarney e ao longo das vias N1 e S1, entre o Congresso Nacional e a Praça dos Três Poderes, local que ficará inteiramente cercado por tais equipamentos. O Corpo de Bombeiros (CBMDF) estará de prontidão, com unidades de resgate e de combate ao incêndio, e qualquer ocorrência poderá ser registrada pessoalmente na 5ª Delegacia da Polícia Civil (PCDF), ou pelos canais de atendimento virtuais da PCDF.

As ações de trânsito serão de responsabilidade da Polícia Militar (PMDF), com apoio do Departamento de Trânsito (Detran-DF), com fechamento da via N1, na altura do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) até a via L4, nas proximidades do 1º Grupamento de Bombeiro Militar (1º GBM/CBMDF), e, da via S1, na altura da Avenida José Sarney, próximo do Ministério das Relações Exteriores (MRE) até a Praça dos Três Poderes. Os fechamentos estão previstos para iniciar às 9h e seguir até o término do evento, ou conforme avaliação das equipes técnicas.

Célula presencial de inteligência

O Governo do Distrito Federal (GDF) instituiu uma célula presencial de inteligência em Brasília, com o objetivo de aprimorar a segurança, aumentando a vigilância e a coordenação entre as forças de segurança, para evitar situações críticas na capital da República, dando maior celeridade no trabalho integrado realizado pelos serviços de inteligência dos órgãos locais e federais. São monitoradas as redes sociais e a identificação de movimentações que possam indicar atividades suspeitas que possam colocar em risco a segurança das pessoas e do patrimônio na capital federal. A célula ainda não identificou nenhum ato ou risco previsto para o período da semana deste 8 de janeiro.

Cabe destacar que o Ciob acompanha todo ato ou evento, mesmo sem comunicação prévia. Esse monitoramento é feito de maneira integrada entre as forças de segurança e outros 31 órgãos, bem como instituições e agências do governo local e federal, com suporte de câmeras de videomonitoramento. Esses órgãos integrados monitoram atos públicos de toda natureza, respeitados os limites constitucionais. Além disso, auxiliam na promoção de ações de segurança pública. O trabalho em conjunto corrobora com a segurança, mobilidade, fiscalização e saúde da população do DF.

*Com informações da SSP-DF
Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica, especializado em Tecnologia da Informação e Comunicação. Atualmente, é Editor-Chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Possui ampla experiência como jornalista e diagramador, com registro profissional DRT 10580/DF. https://etormann.tk | https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB
BRB
BRB
BRB