O Dia das Crianças se aproxima com
boas expectativas para o varejo.
De acordo com um levantamento realizado pela CDL durante o
mês de setembro, 89% dos consumidores devem presentear no próximo 12 de
outubro. Um aumento de 9% em comparação com o ano anterior.
Aqueles que não pretendem presentear, irão economizar para
outras prioridades (43%); não possuem crianças em seu grupo de convivência
(43%) ou não têm o costume de homenagear na data (14%).
Com relação aos presentes, 58% optaram por brinquedos, 26%
programaram passeios em família, 11% escolheram peças de vestuário, 4% preferem
calçados e 1% vão adquirir algum tipo de eletrônico.
36% dos entrevistados
devem gastar entre R$50 a R$100 com o presente
Sobre o valor do presente, 54% dos entrevistados desembolsarão
o mesmo valor do último ano, enquanto 29% pretendem aumentar o investimento e
17% devem economizar mais este ano.
O gasto médio por item será de até R$50 para 10% dos
entrevistados; entre R$50 a R$100 para 36%; de R$100 a R$150 para 22%, de R$150
a R$200 para 18%, e acima de R$200 para 14%.
Entre os principais presenteados estão: filhos (45%),
sobrinhos (27%), afilhados (20%), netos (5%) e enteados (3%).
Os locais com maior procura pelo presente são: shoppings da
cidade (33%), lojas da região central (22%) e lojas instaladas nos bairros
(17%). Já a internet segue como a melhor opção para 28% dos clientes.
Parcelamento no cartão
de crédito é a forma de pagamento mais utilizada por 60%
No que se refere à forma de pagamento, 60% parcelarão no cartão
de crédito, 24% pagarão à vista no Pix, 11% à vista no cartão de débito e 5% à
vista no dinheiro.
Questionados sobre quais fatores mais influenciam sua decisão
de compra, 30% dos consumidores são atraídos por promoções e descontos, 28%
comparam o preço, 21% avaliam a qualidade, 16% buscam variedade de produtos e
5% preferem lojas com localização privilegiada.
A atmosfera lúdica do Dia das Crianças oferece às empresas a
oportunidade de adotarem estratégias criativas que encantam tanto os pequenos
quanto os adultos. “Investir em vivências divertidas dentro da loja, como
oficinas e atividades infantis, espaços interativos, vitrines coloridas,
distribuição de brindes ou realização de sorteios tornam a experiência da
compra mais satisfatória para os pais e inesquecível para as crianças. Esse
tipo de engajamento mais profundo com o público é o que fortalece a marca e fideliza
o cliente” ressaltou a superintendente da CDL, Lécia de Queiroz.
Apoio extra para vender
em todas as datas
As empresas associadas à CDL contam com apoio extra para
impulsionar as vendas no Dia das Crianças
A campanha Presente da Sorte 2024 sorteará mais de R$ 100 mil
em prêmios, incluindo vales-compras de R$ 500 reais e um carro ONIX 0km.
Para participar, baixe o aplicativo da CDL Uberlândia,
cadastre os seus dados e escaneie o QR Code da campanha nas lojas participantes
para validar o seu cupom.
A iniciativa da CDL Uberlândia conta com o apoio do Sebrae e
patrocínio das empresas: Autus, Claro, Costa Moraes, Uberlândia Refrescos, Café
Cajubá, Maiore Consultoria Multi Imobiliária, OBDC Contabilidade, Sicoob
Aracoop e Zapi Impermeabilizantes.