Bio Caldo - Quit Alimentos

Especialistas que compartilham conhecimento fortalecem sua autoridade e combatem a desinformação


 Assessoria de imprensa e redes sociais bem trabalhadas e integradas transformam profissionais em fontes especializadas de notícias verdadeiras

Com a popularização das redes sociais dos últimos anos, a disseminação de disseminação de fake news (notícias falsas) se agravou consideravelmente. O Brasil é o terceiro maior usuário das plataformas e, de acordo com dados da pesquisa do Instituto Locomotiva, quase 90% da população brasileira admite ter acreditado em conteúdos falsos. Um desserviço para a população que fica desorientada e não sabe onde encontrar informações confiáveis.

A desinformação causada pelas fake news tem consequências graves para o público geral, com riscos de imobilizar pessoas, maximizar desastres, dificultar tomadas de decisão e até ameaçar a integridade física, quando trazem orientações equivocadas sobre cuidados com o corpo.

A jornalista e social media da agência de comunicação Smartcom, Rafaela Tavares acredita que profissionais qualificados desempenham um papel de utilidade pública quando compartilham informações qualificadas e verdadeiras em suas redes. “Quando um médico, advogado, profissional de saúde ou mesmo um executivo compartilha informações verdadeiras sobre sua especialidade, auxilia o público a ter acesso ao conhecimento e, ao mesmo tempo, se torna uma autoridade. Isso significa reconhecimento do público, de possíveis parceiros de negócio, jornalistas, instituições que realizam eventos setoriais e órgãos de classe. As oportunidades são imensas”, explica Rafaela.

A imprensa tenta amenizar o impacto da desinformação com matérias que trazem especialistas sérios e conceituados. O auxílio da assessoria de imprensa é essencial para facilitar a aproximação com os jornalistas de televisão, rádio, portais e jornais impresso. O que, segundo jornalista e professora Cristina Torelli, assessora de imprensa na agência Smartcom, é vantajoso para a evolução da carreira profissional, já que o entrevistado se consolida como uma fonte segura e, para os negócios, isso significa fortalecimento da marca, destaque no mercado e, por consequência, novos clientes.

“A assessoria de imprensa é uma ferramenta estratégica e poderosa para a comunicação verdadeira. A confiança e credibilidade são construídas por meio do relacionamento humano e integridade das informações fornecidas”, afirma a assessora.

Reputação é o segredo

Um perfil profissional nas redes sociais serve como uma vitrine para o profissional. Por isso, contar com um social media qualificado significa ter qualidade de postagem e periodicidade.

“O tom mais sério ou descontraído dependerá da personalidade especialista, da área de atuação e do público-alvo. Para alguns, o humor é um meio de chamar atenção e gerar identificação. Já para outros e, se vier em uma dose equivocada, pode ofender sensibilidades ou afastar públicos com comportamentos mais sérios”, exemplifica Rafaela Tavares.

Vale ressaltar que a assessoria de imprensa e redes sociais caminham juntas, contar com uma equipe de comunicação familiarizada com sua área de atuação significa ter uma comunicação unificada que estuda seu público, define a melhor estratégia, a frequência e linguagem. Além estabelecer um caminho tornar o especialista uma fonte com credibilidade.

“Jornalistas e social medias têm habilidades e conhecimentos específicos permitem criar conteúdo de alta qualidade e adaptado para diferentes públicos. Geralmente tem uma ampla rede de contatos na mídia, o que facilita a divulgação e garante uma cobertura abrangente”, finaliza Cristina. Conheça mais sobre a Smartcom em https://smartcom.net.br/.

 

Sobre a Smartcom: Agência de comunicação sediada em Curitiba, a Smartcom oferece serviços de gerenciamento e conteúdo para redes sociais, assessoria de imprensa internacional, design, endomarketing, audiovisual e auditoria de posicionamento interno e externo. Com braços na Alemanha, Argentina e Estados Unidos, além de profissionais de comunicação qualificados, garante a conexão entre os pontos envolvidos no segmento do Business to Business e Business to Consumer com clientes nos segmentos de Indústria, Negócios, ESG, Advocacia, Cultura, Gastronomia, entre outros.

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB
BRB
BRB
BRB