Na
contramão do mercado, a VEM cria estratégias para manter crescimento
sustentável
A VEM, empresa referência na
produção de utensílios para food service e consumidor final, alcançou a marca de crescimento de 20% em relação ao último ano. Boa
parte dessa performance deve-se ao fato de ter incorporado estratégias
segmentadas para marketplaces, novas táticas de branding e
posicionamento da marca.
Desenvolver produtos com tecnologia de ponta, alta qualidade, maior resistência, design
inovador, antecipação da paleta de cores da tendência para próximo ano são
alguns dos diferenciais da VEM. O objetivo é sempre criar produtos que
facilitam o dia a dia das pessoas e, principalmente, com a responsabilidade de
serem 100% recicláveis, diferenciais que estão no DNA da empresa.
Segundo
Renata Oliveira, Diretora da VEM, os constantes investimentos em tecnologia,
desenvolvimento de produtos, equipamentos modernos de última geração são
importantes para manter o crescimento. “Para ampliar a atuação no mercado,
estamos adotando estratégias segmentadas para marketplaces, novas táticas de branding
e posicionamento da marca que já se mostraram acertadas, ampliando mercado e
conquistando novos consumidores”, explica a executiva.
Todos esses
movimentos e iniciativas estão
fazendo com que a VEM alavanque novos negócios e nichos, além de tornar a
empresa uma referência no mercado nacional e internacional, ampliando sua
participação no mercado de atuação, entre eles a Horeca (bares, hotéis,
restaurantes, buffet, cafés, padarias, confeitarias, lanchonetes, hospitais,
sorveterias e açaiterias) e o consumidor final.
A executiva destaca também que a
filosofia da empresa “idealizar, transformar e crescer” continua sendo seguida ao
longo dos 14 anos. A criatividade e o foco para identificar possíveis dores
nas tarefas diárias, tanto de empresas como de pessoas, inspiram a VEM a criar
produtos práticos e que agreguem benefícios que as pessoas nem percebiam no dia
a dia, mas que passam a dar valor e perceber o quanto são importantes.
Comemoração de 14 anos da
VEM: times do escritório e da fábrica
Soluções que resolvem as
dores do consumidor em geral
Em 2009, a ideia de criar o primeiro
produto surgiu quando Ricardo Oliveira, Diretor da VEM, observou alguns acidentes com a
quebra de taças de vidro em uma padaria paulistana. Algum tempo depois, lançou a
Taça Paris, de policarbonato, e é 250 vezes mais resistente do que o vidro e
80% mais leve. Esse produto tornou-se um dos carros-chefes da marca e se mantém
no portfólio.
“Conseguimos idealizar uma solução
inovadora que reduz custos com a reposição, uma vez que tem durabilidade de 5
anos e garante a prevenção de acidentes. A partir daí tivemos a certeza de que
estávamos no caminho certo. Já contamos
com mais de 2 mil itens de silicone, polisulfona, tritan, policarbonato e
polipropileno desenvolvidos para serem soluções de economia para os negócios de
diversos segmentos”, ressalta Ricardo Oliveira.
Aposta no mercado
internacional
Já presente no Paraguai e Uruguai, com
embarques regulares de produtos das linhas para Horeca (BHR), a expectativa da
empresa é realizar uma expansão assertiva em 2024 nos mercados-alvo mais
maduros dos Estados Unidos e Europa.
O primeiro passo para ampliar atuação
e conquistar mercado em outros países foi com a participação em feiras e
eventos internacionais. Ficou comprovado que o valor agregado aos produtos
atendia totalmente as necessidades do mercado internacional em otimizar e
economizar nas operações da cozinha. “Oferecemos algo a mais para esse
segmento, com produtos de qualidade e sustentáveis, aliados à matéria-prima
100% virgem e de alta qualidade, desgin moderno e cores que seguem a tendência
internacional, tornando-nos bastante competitivos para um público altamente
exigente e que leva muito à sério a questão da qualidade e eficiência dos
produtos”, esclarece o executivo.
Compensação ambiental
O tema Meio Ambiente tem sido muito abordado
há alguns anos e a VEM acredita que é preciso conscientizar a sociedade sobre o
dever de todos em relação aos problemas ambientais em todo o mundo.
Ao longo dos anos, a VEM tem desenvolvido projetos de
compensação ambiental para equilibrar as dimensões econômicas, sociais e
ambientais em prol do desenvolvimento sustentável do planeta, entre eles o
Adote um Copo e Eureciclo.
Projeto Adote um Copo
No Brasil, são consumidos mais de 720 milhões de copos
descartáveis. Um número extremamente elevado e que causa impactos severos ao
meio ambiente. Para mudar essa realidade e apostando em uma ação de
sustentabilidade, a VEM criou o
projeto “Adote um Copo”, em janeiro deste ano, que contou com a adesão total de
todos os seus 71 colaboradores.
Levando
em conta o número de funcionários e o consumo de copos descartáveis por mês de
cada um (cerca de 88 copos), resultaria na utilização de 6.248 copos
descartáveis mensalmente. Ao longo desses nove meses do projeto, seriam 56.232
copos descartáveis, que a um custo médio alcançaria o valor de R$ 3.936,24.
“Enquanto
as empresas continuarem acreditando que sustentabilidade e lucro não andam
juntos, elas vão continuar perdendo dinheiro. O projeto Adote um Copo, por
exemplo, elimina copos descartáveis de um empreendimento e pode fazê-lo
economizar mais de 35%, em 9 meses”, destaca Renata Oliveira,
Diretora da VEM.
Parceria com Eureciclo
Para garantir o impacto positivo ao meio ambiente e trazer
a transparência no gerenciamento de seus resíduos com manejo sustentável, a empresa
firmou uma parceria com a entidade eureciclo,
além de diversas campanhas de conscientização sobre a importância da reciclagem.
“A
parceria entre VEM e
Eureciclo começou pela vontade em criar um futuro mais sustentável, afinal,
empresas são parte da sociedade e devem contribuir com seu crescimento. E deu
certo. Só em 2022 foram 18 mil toneladas recicladas, mas é só o começo!”, avalia
a executiva.
São ações simples como o uso de produtos
reutilizáveis que, além de reduzir gastos a médio e longo prazos, possibilitam
um futuro mais sustentável. Um bom exemplo é deixar de utilizar copos
descartáveis em casa ou no trabalho, já que demoram até 400 anos para se decompor
na natureza quando não têm seu descarte feito corretamente.
Já as empresas, cada vez mais, precisam criar
soluções para reciclagem e descarte correto de seus produtos. Atitudes fáceis
de serem realizadas quando se deixa de pensar em si mesmo para pensar no
coletivo, partindo para criar hábitos que permitem mudanças no comportamento
para respeitar o meio ambiente.
Sobre a VEM
(www.mundovem.com.br)
Fundada em 2009, a empresa 100%
brasileira conta com mais de 2 mil itens de silicone, polisulfona, tritan,
policarbonato e polipropileno desenvolvidos para serem soluções de economia
para negócios Horeca (como bares, hotéis, restaurantes, buffet, cafés,
padarias, confeitarias, lanchonetes, hospitais, sorveterias e açaiterias), além
do consumidor final.
Além de oferecer produtos práticos, com
design arrojados e criativos, a VEM desenvolve soluções reais para as demandas
do dia a dia, como produtos resistentes às temperaturas e aos impactos,
recicláveis, com design marcante e formatos inteligentes, ideais para o
empilhamento.
Todos os utensílios têm a certificação
da Falcão Bauer, além de estarem em conformidade com a FDA e a Anvisa. Isso
significa que os produtos não contaminam os alimentos, garantindo mais
segurança para todos.
A
VEM também está presente no Paraguai e Uruguai com embarques regulares de
produtos das linhas para HoReCa (BHR). O próximo passo, a médio e longo prazos,
são os mercados-alvo mais maduros dos Estados Unidos e Europa. Mais informações
em www.mundovem.com.br