Na contramão do mercado, a VEM cria estratégias para manter
crescimento sustentável
A VEM, empresa referência na produção de utensílios
para food service e consumidor final, alcançou a marca
de crescimento de 20% em relação ao último ano. Boa parte dessa performance
deve-se ao fato de ter incorporado estratégias segmentadas para marketplaces,
novas táticas de branding e posicionamento da marca.
Desenvolver
produtos com
tecnologia de ponta, alta qualidade, maior
resistência, design inovador, antecipação da paleta de cores da tendência para
próximo ano são alguns dos diferenciais da VEM. O objetivo é sempre criar produtos
que facilitam o dia a dia das pessoas e, principalmente, com a responsabilidade
de serem 100% recicláveis, diferenciais que estão no DNA da empresa.
Segundo
Renata Oliveira, Diretora da VEM, os constantes investimentos em tecnologia,
desenvolvimento de produtos, equipamentos modernos de última geração são
importantes para manter o crescimento. “Para ampliar a atuação no mercado,
estamos adotando estratégias segmentadas para marketplaces, novas táticas de branding
e posicionamento da marca que já se mostraram acertadas, ampliando mercado e
conquistando novos consumidores”, explica a executiva.
Todos esses movimentos e iniciativas estão fazendo com que a VEM alavanque
novos negócios e nichos, além de tornar a empresa uma referência no mercado
nacional e internacional, ampliando sua participação no mercado de atuação,
entre eles a Horeca (bares, hotéis, restaurantes, buffet, cafés, padarias,
confeitarias, lanchonetes, hospitais, sorveterias e açaiterias) e o consumidor
final.
A
executiva destaca também que a filosofia da empresa “idealizar, transformar e
crescer” continua sendo seguida ao longo dos 14 anos. A criatividade e o foco
para identificar possíveis dores nas tarefas diárias, tanto de empresas como de
pessoas, inspiram a VEM a criar produtos práticos e que agreguem benefícios que
as pessoas nem percebiam no dia a dia, mas que passam a dar valor e perceber o
quanto são importantes.
Soluções que resolvem as dores do consumidor em geral
Em 2009, a ideia de criar o primeiro produto surgiu quando
Ricardo Oliveira, Diretor da VEM,
observou alguns acidentes com a quebra de taças de vidro em uma padaria
paulistana. Algum tempo depois, lançou a Taça Paris, de policarbonato, e é 250
vezes mais resistente do que o vidro e 80% mais leve. Esse produto tornou-se um
dos carros-chefes da marca e se mantém no portfólio.
“Conseguimos idealizar uma
solução inovadora que reduz custos com a reposição, uma vez que tem
durabilidade de 5 anos e garante a prevenção de acidentes. A partir daí tivemos
a certeza de que estávamos no caminho certo. Já contamos com mais de 2 mil itens de
silicone, polisulfona, tritan, policarbonato e polipropileno desenvolvidos para
serem soluções de economia para os negócios de diversos segmentos”, ressalta Ricardo
Oliveira.
Aposta no mercado internacional
Já presente no Paraguai e Uruguai, com
embarques regulares de produtos das linhas para Horeca (BHR), a expectativa da
empresa é realizar uma expansão assertiva em 2024 nos mercados-alvo mais
maduros dos Estados Unidos e Europa.
O primeiro passo para ampliar atuação e
conquistar mercado em outros países foi com a participação em feiras e eventos
internacionais. Ficou comprovado que o valor agregado aos produtos atendia
totalmente as necessidades do mercado internacional em otimizar e economizar
nas operações da cozinha. “Oferecemos algo a mais para esse segmento, com produtos
de qualidade e sustentáveis, aliados à matéria-prima 100% virgem e de alta
qualidade, desgin moderno e cores que seguem a tendência internacional,
tornando-nos bastante competitivos para um público altamente exigente e que leva
muito à sério a questão da qualidade e eficiência dos produtos”, esclarece o
executivo.
Compensação ambiental
O tema
Meio Ambiente tem sido muito abordado há alguns anos e a VEM acredita que é
preciso conscientizar a sociedade sobre o dever de todos em relação aos
problemas ambientais em todo o mundo.
Ao longo dos anos, a VEM tem desenvolvido
projetos de compensação ambiental para equilibrar as dimensões econômicas,
sociais e ambientais em prol do desenvolvimento sustentável do planeta, entre
eles o Adote um Copo e Eureciclo.
Projeto Adote um Copo
No Brasil,
são consumidos mais de 720 milhões de copos descartáveis. Um número
extremamente elevado e que causa impactos severos ao meio ambiente. Para mudar
essa realidade e apostando em uma ação de sustentabilidade, a VEM criou o projeto “Adote um Copo”, em janeiro
deste ano, que contou com a adesão total de todos os seus 71 colaboradores.
Levando em
conta o número de funcionários e o consumo de copos descartáveis por mês de
cada um (cerca de 88 copos), resultaria na utilização de 6.248 copos
descartáveis mensalmente. Ao longo desses nove meses do projeto, seriam 56.232
copos descartáveis, que a um custo médio alcançaria o valor de R$ 3.936,24.
“Enquanto
as empresas continuarem acreditando que sustentabilidade e lucro não andam
juntos, elas vão continuar perdendo dinheiro. O projeto Adote um Copo, por exemplo,
elimina copos descartáveis de um empreendimento e pode fazê-lo economizar mais
de 35%, em 9 meses”, destaca Renata Oliveira, Diretora da VEM.
Parceria com Eureciclo
Para garantir o impacto positivo ao meio
ambiente e trazer a transparência no gerenciamento de seus resíduos com manejo
sustentável, a empresa firmou uma parceria com a entidade eureciclo, além de diversas campanhas de
conscientização sobre a importância da reciclagem.
“A parceria
entre VEM e Eureciclo começou pela vontade
em criar um futuro mais sustentável, afinal, empresas são parte da sociedade e
devem contribuir com seu crescimento. E deu certo. Só em 2022 foram 18 mil
toneladas recicladas, mas é só o começo!”, avalia a executiva.
São
ações simples como o uso de produtos reutilizáveis que, além de reduzir gastos
a médio e longo prazos, possibilitam um futuro mais sustentável. Um bom exemplo
é deixar de utilizar copos descartáveis em casa ou no trabalho, já que demoram
até 400 anos para se decompor na natureza quando não têm seu descarte feito
corretamente.
Já as
empresas, cada vez mais, precisam criar soluções para reciclagem e descarte
correto de seus produtos. Atitudes fáceis de serem realizadas quando se deixa
de pensar em si mesmo para pensar no coletivo, partindo para criar hábitos que
permitem mudanças no comportamento para respeitar o meio ambiente.
Sobre a VEM (www.mundovem.com.br)
Fundada
em 2009, a empresa 100% brasileira conta com mais de 2 mil itens de silicone,
polisulfona, tritan, policarbonato e polipropileno desenvolvidos para serem
soluções de economia para negócios Horeca (como bares, hotéis, restaurantes,
buffet, cafés, padarias, confeitarias, lanchonetes, hospitais, sorveterias e
açaiterias), além do consumidor final.
Além
de oferecer produtos práticos, com design arrojados e criativos, a VEM
desenvolve soluções reais para as demandas do dia a dia, como produtos
resistentes às temperaturas e aos impactos, recicláveis, com design marcante e
formatos inteligentes, ideais para o empilhamento.
Todos
os utensílios têm a certificação da Falcão Bauer, além de estarem em
conformidade com a FDA e a Anvisa. Isso significa que os produtos não
contaminam os alimentos, garantindo mais segurança para todos.
A VEM também está presente
no Paraguai e Uruguai com embarques regulares de produtos das linhas para
HoReCa (BHR). O próximo passo, a médio e longo prazos, são os mercados-alvo
mais maduros dos Estados Unidos e Europa. Mais informações em www.mundovem.com.br