Bio Caldo - Quit Alimentos

Outsourcing de TI e Imposto de renda: estratégia pode ajudar empresas a economizar

A possibilidade de economizar até 40% do imposto de renda é uma das grandes vantagens do outsourcing para empresas

Foto: Pedro Ferreira.

O Brasil é um dos países com mais oportunidades no mercado de Outsourcing de TI. Crescendo cada vez mais, a terceirização do serviço em empresas de diferentes setores tem se tornado uma opção com melhor custo-benefício para otimizar a gestão de tecnologia nas empresas.

Com o Outsourcing é possível reduzir os custos com a contratação de pessoal especializado em TI, já que a empresa contratada fica responsável por fornecer os profissionais necessários para a realização dos serviços. Com isso, há uma economia em gastos com salários, benefícios e encargos trabalhistas, que são considerados despesas dedutíveis no imposto de renda.

Além disso, a contratação de serviços de TI de terceiros pode ser considerada como despesa operacional, o que permite a sua dedução no cálculo do imposto de renda da empresa. Ou seja, os valores pagos pelo outsourcing podem ser abatidos do faturamento da empresa antes do cálculo do imposto, o que reduz o valor final a ser pago.

"Ao optar por esse modelo, a empresa pode abater o valor dos serviços contratados como despesa operacional, isso gera a possibilidade de economizar até 40% do imposto de renda. Também é importante ressaltar que a locação de equipamentos por meio do outsourcing de TI permite que a empresa se mantenha atualizada tecnologicamente sem precisar investir grandes quantias em equipamentos e infraestrutura de tecnologia. Com isso, a empresa pode alocar seus recursos em outras áreas importantes do negócio", explica Patrick Allex, CEO da CSI Tech.

Para usufruir dessas vantagens fiscais, é importante que a contratação seja realizada dentro das regras e normas estabelecidas pela Receita Federal. Além disso, algumas condições devem ser atendidas para que as empresas possam abater a terceirização de TI no imposto de renda, entre elas, o serviço terceirizado deve estar relacionado às atividades principais da empresa; manter a documentação e os comprovantes adequados que demonstrem a realização dos serviços terceirizados.

Sobre a CSI
A CSI Participações atua no mercado nacional desde 1999, nas áreas de locação de energia, equipamentos de audiovisual e tecnologia da informação. É considerada a maior e mais inovadora empresa do segmento nas regiões Norte e Nordeste, com atuação também no Sudeste, sendo reconhecida nacional e internacionalmente.
Em 2019, recebeu a certificação ISO 56.002 pelas melhores práticas de gestão da inovação, chancela internacional inédita no mundo para uma empresa de serviços. Nacionalmente, a empresa conquistou o Selo Verde, do Instituto Internacional Chico Mendes, por adotar as melhores práticas de sustentabilidade; e o Selo Ouro de Qualidade em Serviços, emitido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/Ceará).
Em 2022, a CSI Participações conquistou a certificação Great Place to Work (GPTW), que reconhece organizações com as melhores práticas em gestão de pessoas ao redor do mundo.

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem