Com direito a palco com tapete vermelho e prestígio de familiares e convidados, as exibições serão realizadas nos dias 22 e 23 de maio com a entrega de troféus para crianças e jovens cineastas das Creches Comunitárias Associadas de Uberlândia (CCAU) e da Associação Desenvolvendo Vida e Missão (ADVEM) que participaram das oficinas de curtas-metragens de ficção do projeto Trakinagem de fevereiro a abril. Nas sessões de cinema, além dos curtas produzidos pelos alunos, serão exibidos também curtas-metragens de dois diretores convidados, “A Menina Espantalho” de Cássio Pereira dos Santos (Patos de Minas – MG) e “4 Bilhões de Infinito” de Marco Antônio Pereira (Cordisburgo – MG).
O projeto Trakinagem Cinema e Educação que é patrocinado pelo Instituto Algar por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e realizado pela produtora O Sopro do Tempo, tem como objetivo ensinar na prática os elementos básicos da linguagem audiovisual, buscando ampliar a percepção e transformar os olhares sobre a realidade sociocultural dos participantes, bem como torná-los espectadores mais críticos diante das produções cinematográficas que assistem.
De acordo com o idealizador e instrutor do projeto Trakinagem, Cristiano Barbosa, as oficinas estimulam a produção cinematográfica e promovem um espaço de criação e reflexão sobre cinema e a educação e amplia a visão dos alunos em relação ao cinema, instigando-os a pensarem nesses caminhos artísticos como profissão. “A conclusão do trabalho é uma etapa importante, pois é um momento de avaliação e de reconhecimento do potencial criativo dos participantes, bem como de celebração dos resultados junto à comunidade, de constatarmos como os filmes afetam as pessoas”, afirma.
Aprendizado
Nas oficinas, os alunos aprenderam técnicas básicas da criação da imagem em movimento, foram protagonistas, atuando como roteiristas, cinegrafistas, figurinistas, atores, iluminadores, produtores, além de entender como funciona a captação de imagens e de sons, as técnicas de atuação, a composição da fotografia, dentre outros elementos básicos da linguagem audiovisual.
Neste primeiro bimestre foram produzidos seis curtas-metragens, três em cada instituição parceira. Na CCAU, um dos filmes produzidos conta a fábula de uma criança que encontra um meteorito que tem o poder de mudar a visão das pessoas, tornando o mundo colorido. Já na ADVEM, um dos curtas retrata a aventura de uma criança que gostaria de mostrar seu talento de escrever histórias em quadrinhos em um evento em São Paulo, porém não tem ideia de como chegar lá. Pensando em ajudar o garoto a realizar esse sonho, um grupo de amigos encontra um jeito pra lá de inusitado para ajudá-lo.
Cronograma
Dando sequência no cronograma do projeto deste ano, as próximas oficinas já começaram na Periferarte e no ABC do Glória com foco no gênero "Documentário". E seguida será a vez da Estação Vida e Instituto de Formação Vamos Crescer (IFVC) trabalhar com a modalidade "Animação Stop Motion”, de agosto a setembro, e para finalizar, de outubro a dezembro, o trabalho finaliza no Lar Espírita e ADVEM com o gênero "Experimental". Ao final de cada bimestre, os curtas desses alunos também serão exibidos em uma sessão especial, onde os participantes poderão conferir o resultado final ao lado de familiares, amigos e colegas, e também receberão troféus de participação.
Até dezembro, a meta do Trakinagem é alcançar 160 alunos, em oito oficinas, com carga horária de 24 horas/aula, cada, em sete diferentes instituições da cidade. Serão produzidos durante as atividades, no mínimo dois curtas-metragens em cada gênero cinematográfico trabalhado (Documentário, Animação, Ficção e Experimental), resultando em 16 filmes de curta duração.
Sobre o Instituto Algar
Há mais de duas décadas, o Instituto Algar se dedica a contribuir com o desenvolvimento de pessoas. De forma colaborativa, unimos esforços e instituições para desenvolver a comunidade, por meio da educação, do esporte, da cultura e do voluntariado. Enxergar o potencial de cada criança, adolescente e jovem dos nossos programas sociais é o que nos inspira. Nessa trajetória, mais de meio milhão de vidas já foram transformadas. Instituto Algar; conectando pessoas às oportunidades.
Sobre a produtora O Sopro do Tempo
Produtora de cinema e audiovisual criada em 2009 na cidade de Uberlândia que conta com diversos filmes exibidos e premiados em diversos festivais no Brasil e no exterior. Na sua filmografia consta 16 filmes de curta metragem (13 ficção e 3 documentários), 06 filmes de longa metragem (1 ficção e 5 documentários) e 01 Série para TV com 10 episódios. É também realizadora das mostras de cinema Contorno – Cinema Independente e da Borda, e do Trakinagem Cinema e Educação, visando educação, formação de público e o fomento da cadeia produtiva do cinema. Saiba mais em: www.osoprodotempo.com
Serviço:
Premiação das Creches Comunitárias Associadas de Uberlândia (CCAU)
Data: 22/5/2023
Horário: 19h às 20h30
Local: Rua Lídia nº 1316. Bairro: Canaã
Premiação Associação Desenvolvendo Vida e Missão (ADVEM)
Data: 23/5/2023
Horário: 19h às 20h30
Local: Avenida Orlandina Ondina, 1363, Jardim Califórnia
As exibições são gratuitas e abertas para toda a comunidade.