Realizada através do projeto Capacitação do Futuro, o curso oferece mais de 130 horas de aulas EAD com certificado para alunos PcD e o selo- PARCEIRO DA INCLUSÃO para hotéis.
A Secretaria de Turismo em parceria com o Instituto Inside Brasil abre 400 vagas para formação de pessoas PcD que tem interesse na área hoteleira, gerando novas oportunidades de colocação no mercado de trabalho, e 20 vagas para setores de recursos humanos de empresas do ramo. Visando o treinamento de contrato PcD (Pessoa com Deficiência) e o desenvolvimento de oportunidades e benefícios de ter uma empresa inclusiva (Implementando o Turismo acessível e Inclusivo e Contratando com Inclusão).
Serviço
Inscrições: https://capacitacaodofuturo.com.br
A princípio o curso contempla a qualificação profissional do setor turístico do Distrito Federal, as aulas ficarão disponíveis por 4 meses na plataforma e prevê a seguinte estrutura:
- 24 videoaulas disponíveis;
- Atividades EAD avaliativas;
- Disponibilização do material pedagógico complementar em meio digital disponível para download;
- Emissão de certificados e selos; Receberão certificados os alunos que alcançarem média igual ou superior a 60.
Vale ressaltar que todos os hotéis regulamentados poderão se inscrever e concorrer ao SELO. O objetivo do SELO é identificar e divulgar 20 estabelecimentos que adotam práticas que possibilitem às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida facilidades no acesso aos bens, serviços e produtos oferecidos no turismo. As empresas escolhidas receberão a PLACA – PARCEIRO DA INCLUSÃO que indicam que cumprem condições de acessibilidade. As placas terão a logomarca do GDF, Secretaria de Turismo e Instituto Inside Brasil.
Cursos disponíveis:
I - O Novo Mercado do Turismo - 10h
Objetivo: Estudar as transformações em decorrência das mudanças tecnologias e da globalização, fenômenos que vêm moldando toda a cadeia produtiva e a prestação de serviços.
Público-alvo: Vocacionado a pessoas interessadas em novas tecnologias voltadas para o turismo.
● O Turismo no Digital;
● As metas sociais e o turismo;
● Turismo inclusivo.
II - Hotelaria 3.0 - 40h
Objetivo: Estudar funcionamento e direção de hotéis, pousadas, spas e diferentes tipos de alojamento e estadia.
Público-alvo: Vocacionado a pessoas interessadas em desenvolver competências e habilidades ligadas ao planejamento, organização, gerenciamento e execução de ações que envolvem o Turismo, Hotelaria, Eventos, recreação e lazer.
● Princípios do atendimento de excelência;
● Gentileza gera gentileza;
● Do currículo encantador até a entrevista;
● Desmistificando o digital;
● Gestão do tempo e tarefas.
III - Empreendendo no Turismo - 40h
Objetivo: Desenvolver competências nas áreas do Empreendedorismo e da Gestão de Negócios Turísticos, de forma orientada para os novos desafios da prática empresarial e com foco na inovação em Turismo.
Público-alvo: Vocacionado para futuros empreendedores e para profissionais com experiência que pretendam desenvolver o know-how na área da gestão turística, dado que assenta numa metodologia orientada para a realização de projetos que serão definidos em função dos interesses e necessidades específicas de cada participante.
● O que é uma agência de turismo;
● O que é Turismo e quais seus principais segmentos e nichos;
● Gerando valor com o turismo;
● Turismo de acessibilidade;
● Modelando meu negócio;
● O Marketing e o turismo;
● Plano de negócio e gestão financeira no Turismo.
IV - Marketing digital e o turismo - 40h
Objetivo: Estudar conceitos e preceitos históricos do Marketing Digital e sua tendência de crescimento no mercado de turismo.
Público-alvo: Vocacionado a pessoas interessadas em ações de comunicação por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.
● Um novo mercado;
● Turismo acessível e inclusivo um novo mercado;
● Desafios do Marketing e o Novo Comportamento do Turista;
● Tendências do Turismo e a Missão do Marketing.
V- Administração no Turismo - 40h
Objetivo: Formar pessoas com capacidade de análise e decisão para desenvolver as rotinas da área: transportes, intermediação de serviços e hospitalidade.
Público-alvo: Vocacionado a pessoas interessadas na possibilidade de se tornarem profissionais capazes de compreender seu papel na sociedade e no desenvolvimento do conhecimento na área de turismo.
● Rotinas administrativas na hotelaria;
● Rotinas financeiras;
● Introdução ao digital;
● Entendendo o novo cliente;
● Desvendando o excel.
VI - Contratando com Inclusão - 30h
Objetivo: Promover e aumentar a Diversidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência em todos os ângulos de forma profunda e verdadeira, que vai além da imposição da Lei de Cotas.
Público-alvo: Empresas do ramo do turismo que querem contratar pessoas com deficiência.
● Diamantes para sua gestão;
● Implementando Inclusão no seu RH;
● Um mundo inclusivo de benefícios para sua empresa.
VII - Implementando o Turismo acessível e Inclusivo - 30h
Objetivo: Incentivar o turismo acessível em Brasília. Visa a inclusão de pessoas com diferentes deficiências ou necessidades especiais nos produtos e serviços turísticos oferecidos no mercado, como hotelaria, atrações e transporte.
Público-alvo: Empresas da rede hoteleira, pousadas e empresas de transporte.
● Criando novos mercados;
● Valorizando o seu cliente;
● Desafios no turismo inclusivo e acessível;
● Hospedagens com acessibilidade;
● Turismo e inclusão uma oportunidade de negócio;
● Inovação no turismo.