Sistema desenvolvido pela Mitra,
parte da vertical de Smart Cities da multinacional brasileira Valid, reduziu
significativamente o volume de postes de iluminação apagados, trazendo uma
redução de custo milionário para os cofres públicos
A Prefeitura de Santo André está
colhendo os resultados da implementação do Sistema de Gestão de Serviços IP
(SGSIP) da Mitra, solução da vertical Valid Cities da multinacional brasileira
Valid, para o monitoramento de seu parque de iluminação pública. Em uso desde
2014, o sistema desenvolvido sob medida para atender as necessidades de Santo
André permitiu uma redução significativa de postes de iluminação apagados – de
6 mil para menos de 50 atualmente – e gerou uma redução de R$ 5 milhões ao ano
em consumo de energia.
Resultados que levaram o
município de Santo André a ocupar a primeira posição no Estado de São Paulo e a
quarta colocada no país no ranking de Serviços de Cidades Inteligentes de 2020,
relação desenvolvida pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia, Serviço
Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil) e pela Teleco.
Com a
Resolução Normativa ANEEL nº 414/2010, que transferiu para os municípios a administração
do serviço de iluminação pública, possibilitou a Prefeitura de Santo André ser
pioneira nas negociações com a concessionária que geria o serviço na época. Em
2013, foram adotadas algumas medidas e uma estratégia de aplicar o modelo misto
de administração, assim a Prefeitura passou a ter parte dos serviços
contratados e uma parte razoável do serviço por administração direta, o que
garantiu uma segurança muito grande. Dessa forma, foram retomados os
investimentos em compra de equipamentos, contratação de pessoal e na
qualificação técnica das equipes internas.
Segundo Vitor Mazzeti, Secretário
de Manutenção e Serviços Urbanos de Santo André (SP), com o retorno de uma
estrutura própria de iluminação pública, o árduo trabalho de inovar cada vez
mais no sentido de aplicar novas tecnologias e, principalmente, com o foco de
prestar o melhor serviço para a população andreense, decidimos criar o programa
“Banho de Luz” com o objetivo de seguir modernizando a iluminação pública da
cidade.
Para melhorar a gestão do
consumo, a administração apostou no SGSIP, que permite o acompanhamento em
tempo real de todos os serviços realizados sem a utilização de uma única folha
de papel. A partir de sua adoção, todas as equipes de campo passaram a
trabalhar com tablets com acesso à internet, realizando o registro e
acompanhamento em tempo real de tudo o que é realizado.
Com o uso do sistema, as equipes
da Prefeitura podem fazer a gestão de todo o parque de iluminação, composto
hoje por cerca de 53 mil pontos luminosos distribuídos por mais de 1,3 mil
quilômetros de vias. Isso permitiu que o tempo médio de reparo de uma lâmpada
queimada caísse para apenas 19 horas e, para locais com mais de quatro lâmpadas
com problemas, para o prazo máximo de 72 horas.
“Nosso objetivo é até o final da
gestão, em 2024, modernizar toda iluminação pública da cidade, trazendo
qualidade, economia e, sobretudo, uma sensação de segurança para os munícipes
que andam pela cidade. A iluminação pública se tornou um carro-chefe no sistema
de uma Santo André mais inteligente e tecnológica, vivendo uma Era
absolutamente mais moderna e com visão de futuro”, comentou o prefeito Paulo
Serra.
A solução com IoT
O SGISP permite a detecção e
registros de falhas e a gestão de serviços de manutenção com uso de um moderno
sistema de telemonitoramento, além de um sistema web para registro de eventos através
do Call Center, de redes sociais e de equipamentos móveis de uso pelas equipes
de ronda. A partir dele, as falhas registradas tornam-se um importante
instrumento de comunicação e gerenciamento das equipes de manutenção, que
recebem as ordens de serviço online e registram os atendimentos realizados e os
materiais utilizados.
Integrado à solução há um sistema
de telegestão, presente em 12 mil pontos luminosos, que permite acompanhar
todos os parâmetros e manipular os pontos onde o sistema está instalado. O uso
dessa tecnologia, somado aos investimentos em modernização do parque, permitem
economia de 70% da capacidade no período da madrugada (das 0h às 4h),
garantindo a diminuição no consumo de energia elétrica.
Com esta composição, o sistema
realiza automaticamente toda a gestão do parque luminotécnico da cidade. Para
tanto, ele interage, recebe informações e cria ordens de serviços
automaticamente por meio de Internet das Coisas (IoT), permitindo que a
Prefeitura realize uma gestão mais ágil e visualize todos os dados
(pré-avaliados e sem inconsistências) por meio de painéis de monitoramento.
Esse processo faz o monitoramento e rastreamento do problema com os postes de
iluminação desde o momento da comunicação até o encerramento.
Chamados via App
Enquanto isso, o
telemonitoramento dos 12 mil pontos acompanha todo o ciclo de vida do poste,
com histórico de quando a lâmpada foi instalada, quanto tempo ela está
funcionando, quais os problemas que teve, tais como corrente, interrupções,
frequências imperfeitas, oscilações, entre outras e o próprio sistema
se deleta/entrega apontando o problema. “Com isso, as solicitações de serviço
podem ser feitas por telefone ou diretamente por um módulo de autoatendimento
no sistema e o usuário, ao cadastrar um número de telefone válido, recebe as
informações do atendimento”, explica Mazzeti.
Dependendo do tipo de problema, o
sistema já direciona para setor responsável, que consegue abrir a ordem de
serviço, encaminha para equipe de campo pelo app (desenvolvido pela própria
Mitra) e comunica o problema. Como resultado destes esforços, Santo André
passou a gerar superávit para investir na melhoria da iluminação, com
incrementos positivos na qualidade da luminosidade. As economias geradas
permitirão financiar, com recursos próprios, o Plano de Metas do município, que
prevê 100% de cobertura do projeto de modernização até o final de 2024.
A parceria com a Valid continua,
agora com a implantação no município do sistema de Mapeamento Dinâmico das vias
do município. Ele será realizado por uma unidade móvel que percorrerá a cidade
em períodos alternados durante o dia, coletando informações que serão
utilizadas para programar manutenções preventivas, projetos de modernização e
evitar perdas financeiras decorrentes de furtos e extravio.
Luciano Pezza Cintrão, diretor
da Valid, avalia que desta forma, a gestão consegue direcionar seus recursos
e otimizar os trabalhos de melhorias e manutenção. Com o mapa de luminosidade
gerado é possível ter uma visão global do município e saber com mais exatidão
quais as regiões com iluminação mais prejudicada e focar os esforços nelas,
evitando gastar com regiões menos prioritárias.
A partir das imagens geradas de
cada ponto de iluminação é possível realizar inspeções virtuais nos pontos e
planejar manutenções e melhorias sem ter que levar equipes para campo, tornando
o processo bem mais rápido. E ao ser apontada uma falha em alguma luminária é
possível previamente saber quais materiais são necessários para realizar a
manutenção e visualizar as imagens do cadastro do ponto para preparar a
equipe.
RFID
Um grande diferencial está no
controle por RFID que permite fazer um acompanhamento do patrimônio da
iluminação pública e acompanhar o histórico de cada item, sabendo, quando foi
instalado, qual a vida útil que teve, quantas manutenções foram feitas ou se
foi extraviado.
O executivo destaca que os
maiores desafios para a utilização dessa tecnologia será o desenvolvimento
de TAGs que consigam ser lidas em grandes distâncias, já que uma luminária pode
estar a mais de 10 metros do solo, e consigam suportar intempéries como sol e
chuva. Junto a isso as TAGs precisam possuir uma maneira rápida e fácil de
fixação nos ativos.
“As TAGs utilizadas hoje já
conseguem atingir essa demanda, tendo nos testes realizados em Santo André uma
eficiência de leitura de mais de 95%. Mesmo assim, estão sendo feitos estudos
para desenvolvimento de um novo modelo na Valid Sorocaba”, finaliza Cintrão.
Para Mazzeti, o conceito de
cidades inteligentes só vai se concretizar se for pela iluminação pública, já
que é a única maneira que o Poder Público consegue chegar mais próximo de cada
cidadão. “Nosso objetivo é construir essa estrutura com o que há de mais
moderno em soluções tecnológicas, pois estamos criando aos poucos uma
infraestrutura na cidade que será “a propriedade da iluminação pública” e, em
um momento futuro poderá ser ofertada de alguma maneira em serviços e dados
para todos os outros segmentos da administração pública sempre em prol da
sociedade”.
Sobre a Valid
A Valid entrega soluções de
confiança com inovação e tecnologia de ponta. Nossa inteligência está nos seus
documentos, cartões, smartphone e até mesmo nas transações que você
realiza.
Reconhecer e legitimar você é o nosso
cotidiano!
Com mais de 60 anos de
experiência no mundo todo, construímos um legado muito forte que não para de
crescer e, hoje, somos mais de 6.000 colaboradores, em 16 países, trabalhando
para oferecer um mundo mais confiável e seguro.
No Brasil, somos a maior empresa
em emissão de documentos de identificação, no mundo ocupamos a 5ª posição na
produção de SIM Cards e estamos entre os 10 maiores fabricantes de cartão do
planeta.
Estamos organizados em 4 verticais de
negócios:
Valid ID – Identificação
Valid Cities – Cidades
Inteligentes
Valid Link – Conectividade
Valid Pay – Meios de
pagamento
O que queremos é transformar o hoje e o
amanhã.
Se você se identifica com essa
evolução, você se identifica com a Valid.
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