Bio Caldo - Quit Alimentos

Câmara dos Deputados aprova projeto de Alê Silva em defesa de crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica



A deputada federal por Minas Gerais Alê Silva teve o seu primeiro projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 14 de julho. O projeto segue agora para o Senado Federal

Foto: Victor Henrique.

Trata-se do PL 1360/2021, que também tem como autora a deputada Carla Zambelli (PSL-SP). A lei, denominada Henry Borel, cria mecanismos para prevenção e enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a criança e adolescente.

O Projeto de Lei teve como relatora a deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), considera crime hediondo o homicídio contra a criança e adolescente e, em crimes de qualquer natureza que os envolve, a prescrição só começa a contar a partir da data em que a vítima completar 18 (dezoito) anos.

Se o crime de homicídio for praticado contra menor de quatorze anos, a pena aumentará em 1/3 se for praticado contra pessoa portadora de deficiência ou doença que implique o aumento de sua vulnerabilidade, e, se praticado por familiar próximo ou pessoa que, a qualquer título, tenha autoridade sobre ela, aumentará em 2/3.

O Projeto determina ainda que crimes contra crianças e adolescentes não podem ser considerados infrações de menor potencial ofensivo, proibindo a aplicação de penas de multa ou cestas básicas; cria uma base de dados compartilhada de estatísticas sobre violência doméstica e familiar contra a criança e adolescente; estabelece medidas protetivas de urgência em favor de crianças e adolescentes; e adota medidas de proteção ao noticiante e ao denunciante de violência doméstica e familiar contra criança e adolescente.

A deputada Alê Silva afirmou que o projeto é uma resposta ao aumento da violência contra crianças e adolescentes. "Apresentei esta proposta com dor no coração, questionando por que medidas como essas não vieram antes ao parlamento", disse.

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB
BRB
BRB
BRB