Bio Caldo - Quit Alimentos

Qual a diferença entre uma cooperativa e um banco comercial?



Ao escolher uma cooperativa de crédito, você pode ter mais voz e pagar taxas menores



Conta corrente, poupança, cartão de crédito, crédito pessoal, financiamento, consórcio, plano de previdência, investimentos e Pix. Esses serviços não são exclusividade dos bancos comerciais, você pode encontrar todos eles em cooperativas como o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).

A diferença entre uma cooperativa e um banco comercial, todavia, é que apenas nas cooperativas os próprios clientes definem o que deve ser feito com os lucros. Nos bancos comerciais, o lucro é destinado aos banqueiros e aos acionistas.

"O associado é chamado a dar sua opinião e dar seu voto sobre qual é o tratamento que é dado ao resultado. Por exemplo: a lei exige um valor mínimo para o fundo de reserva. O associado pode dizer que quer destinar mais um pouco; para o fundo educacional e social, mais um pouco. E ele decide ali como é rateada a sobra, o que leva em conta para ratear o resultado? Juros pagos, depósitos, tarifas, taxa de administração, anuidade de cartões, ele que define", diz Ênio Meinen, diretor do Sicoob.

Meinen destaca que como os cooperados são ao mesmo tempo clientes e proprietários do Sicoob, é preciso ter "postura de dono" e tomar decisões conscientes ao escolher administradores e conselheiros.

"Não adianta ficar como dono só no papel. Porque a cooperativa que usualmente, 99,9% das vezes, dá resultado positivo. Ocasionalmente pode, também, dar resultado adverso", diz o diretor do Sicoob.

Além de uma possibilidade de participação que não existe nos bancos comerciais, as cooperativas têm outra vantagem: taxas menores. Levantamento do MyNews com base em dados do Banco Central mostram que os clientes de cooperativas gastam, na comparação com os bancos tradicionais, menos em diversos serviços. Em taxas de crédito pessoal, a economia é de 50%, a taxa de juros no cartão de crédito é quase 55% menor e a taxa de financiamento de carros é cerca de 15% menor nas cooperativas.

"A cooperativa não tem essa preocupação de entregar resultado para terceiro. De pegar do cliente e deslocar para o investidor, por que não tem? Porque o investidor e o cliente, no caso da cooperativa, são a mesma pessoa", afirma Meinen.

Quem é síndico de condomínio sabe que de moleza a profissão não tem nada. Por muitas vezes, os síndicos acabam ficando totalmente atarefados com atividades para serem feitas e não dão conta de gerir tudo de uma forma organizada e rápida. Pensando nisso, a agência Sicoob DFMil, localizada no centro de Taguatinga, região administrativa do DF, tem serviços especializados para síndicos e condomínios.

Desde o atendimento até o aplicativo do banco, tudo é facilitado de uma forma que o processo aconteça organizadamente. A agência é conhecida como a "casa do sindico" com o suporte devido. Atualmente a DFMil atende condomínios no DF e no Entorno de Brasília.

O gerente da agência, Bernardo, explicou que tudo é feito para ajudar o sindico. "Nossa agência tem esse objetivo: ajudar os síndicos e condomínios. Os síndicos costumam vim na agencia muito pouco, pois nosso aplicativo é muito completo. Porém quando algum imprevisto acontece temos nosso canal telefônico, ou email, WhatsApp e as visitas agendadas", destaca.

Oferecendo serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras, o Sicoob é a única instituição financeira presente em mais de 300 municípios.

O Sicoob, maior instituição do segmento de cooperativa, abriu em 2020, mesmo com a pandemia da covid, 197 agências, representando um crescimento de 6% em sua base, que alcançou 3,48 mil postos. Hoje, a cooperativa só fica atrás do Banco do Brasil em número de agências.

Sobre o Sicoob 
O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Sicoob, possui 4,7 milhões de cooperados em todo o país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por mais de 390 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas/entidades de: meios eletrônicos de pagamento, consórcios, DTVM, seguradora e previdência) provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras. A rede Sicoob é a quarta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 3 mil pontos de atendimento. As cooperativas integrantes do Sistema oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras.

Sobre o Sicoob DFMil
A cooperativa Sicoob DFMil foi criada em Brasília-DF e se aproxima dos 14 anos de história. Hoje a instituição atua em todo o Distrito Federal. São mais de 7 mil associados atendidos em 29 cidades e R$900 milhões em ativos administrados. Sempre atenta aos compromissos com a sociedade, a cooperativa, ao lado de seus colaboradores e cooperados, promoveu doação de mais de R$60 mil em ações sociais no último ano.

A agência Sicoob DFMil fica localizada no seguinte endereço: C1 Lote 09/10, Loja 04 - Taguatinga Centro, Brasília - DF. O telefone para contato é o (61) 3223-0953.

Você já conhece todos os produtos Sicoob DFMil para o seu condomínio?

Foi pensada exatamente para facilitar seu trabalho e gerar resultados ainda melhores!!

Entre em contato com nosso atendimento:

(61) 99650-7013 | (61) 9 9852-5725 | condominio@sicoobdfmil.coop.br

Telefones fixos: 61) 3223-0953 | (61) 3344-8707

Telefones celulares: (61) 9 9650-7013 | 61 9 9852-5725

E-mail: condominio@sicoobdfmil.coop.br

E-mail: dfmil@sicoobdfmil.coop.br

Site: www.sicoobdfmil.coop.br

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados.

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB
BRB
BRB
BRB